top of page

Hospital Conceição testará anticorpos monoclonais para tratamento precoce da covid-19

Voluntários precisam ter sintomas condizentes com a doença e, posteriormente, diagnóstico positivo

Hospital Conceição

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Porto Alegre, está recrutando pessoas com sintomas de covid-19 para uma pesquisa que tem como objetivo testar tratamentos precoces para a doença. Neste primeiro momento da fase 3 do estudo, serão testados dois anticorpos monoclonais, que terão os resultados comparados com placebo.

— Monoclonal é porque é tirada de um clone de célula que produz anticorpo a partir de uma pessoa infectada que produziu bastante anticorpos contra o coronavírus. É uma proteína purificada que não oferece risco ou danos — explica Breno Riegel, líder da pesquisa no Conceição.


Como tem uma plataforma adaptativa, a pesquisa pode mudar os medicamentos sem a necessidade de trocar todo o estudo, completa Riegel:


— Isso significa que, se por acaso alguma substância testada não demonstrar eficácia, entra outra, sem precisar trocar o estudo todo. Assim, temos mais agilidade.


Para participar do estudo, é necessário ter sintomas condizentes com a covid-19 há menos de 10 dias, como dores de cabeça, dor de garganta ou dores no corpo, por exemplo. O diagnóstico será confirmado por exame PCR.


A seleção está aberta para pessoas acima de 60 anos, com ou sem comorbidades, que não foram vacinadas. Também são aceitos indivíduos com menos de 60 anos que tenham comorbidades, como diabetes e hipertensão. Todos os grupos não podem estar vacinados ou terem feito a imunização há mais de seis semanas. O telefone para informações é (51) 3030 3056.


Fonte: Zero Hora

bottom of page