SEJA UM VOLUNTÁRIO

O voluntário é um sujeito de pesquisa que, depois de informado sobre os objetivos, a metodologia e os riscos e benefícios do estudo, decide voluntariamente participar de um projeto de pesquisa. Essa atitude é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que somente é através da observação em seres humanos se pode comprovar ou não a eficácia de um tratamento ou medicamento que possa ser utilizado pela população.

É direito do sujeito de pesquisa saber se pode ou não ter benefício com o medicamento utilizado. A participação no projeto deve ser gratuita e voluntária, não podendo ser remunerada, com exceção de reembolso de gastos que o participante venha a ter pela sua participação no estudo, como transporte, por exemplo.

Uma vez que o voluntário decida participar de um estudo, após assinatura do TCLE, disponível na seção downloads deste site, não significa que o mesmo seja obrigado a participar até o final do estudo. Ele pode se retirar de um estudo no momento que quiser, sem pagamento de qualquer multa ou taxa.

Participe de um estudo ou pesquisa do IPARGS. Para tanto, o voluntário pode ser contatado e convidado pela equipe do estudo, ser encaminhado por um médico que o esteja atendendo ou entrar em contato diretamente conosco e agendar uma visita por meio do questionário abaixo:

Patologias

Obrigado pelo envio! Em breve, entraremos em contato.