logotipo_PROVID-POA.png

Um programa desenvolvido pelo IPARGS - Instituto de Pesquisas do Rio Grande do Sul

virus-1.png

O IPARGS

O IPARGS (Instituto de Pesquisas do Rio Grande do Sul)   é um centro de pesquisa clínica que tem por objetivo oferecer infraestrutura e suporte técnico em estudos de múltiplas especialidades dentro do campo da saúde. Inicialmente, todas as pesquisas realizadas pelo IPARGS tinham enfoque no HIV-Aids. Entretanto, os bons resultados obtidos dentro de nosso objeto de estudo, bem como o trabalho de nossa equipe multidisciplinar altamente capacitada potencializou nosso leque de atuação para outras enfermidades.

Toda a nossa estrutura física foi planejada de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios nacionais e internacionais, que faz do IPARGS referência em pesquisas na área da saúde no Rio Grande do Sul. Atuamos em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre-RS.

ACESSE O SITE
 
virus-1.png
virus-2.png

O PROGRAMA

O PROVID-POA é o Programa de Ações para Intervenções Terapêuticas e Vacinas contra a COVID-19 em Porto Alegre. O IPARGS, por conta do seu know-how nos estudos ACTG e HPTN 083,  foi selecionado junto a outros 59 centros de pesquisa no mundo  para realização de pesquisas que busquem auxiliar o tratamento e prevenção da COVID-19. Ao total,  estima-se a participação de 100 mil voluntários para testes com vacinas, sendo, ao menos, 2 mil apenas em Porto Alegre, onde receberão doses da vacina Ad26.COV2.S, que já encontra-se na fase III. O acompanhamento e monitoramento será realizado pelo corpo clínico do IPARGS nesta que é uma pesquisa pioneira no Rio Grande do Sul. 

virus-2.png

Ad26.COV2.S

Com estudos iniciados em Julho, nos Estados Unidos e na Bélgica, pela farmacêutica Jansen-Cilag, uma divisão da Johnson&Johnson.

Essa vacina é composta de um vetor recombinante, não replicante, de adenovírus tipo 26 (Ad26), construído para codificar a proteína S (Spike) do vírus SARS-CoV-2. O ensaio clínico é realizado para verificar a segurança e eficácia da vacina na prevenção do COVID-19. 

virus-1.png

O QUE SÃO AS FASES DE UMA VACINA?

FASE I: Essa etapa visa, principalmente, testar a segurança da vacina, embora também possa dar pistas sobre sua eficácia.

FASE IIO número de voluntários sobe para algumas centenas, e os dados sobre eficácia começam a ficar mais claros.

FASE III: Somente aqui há informações suficientes para saber se uma vacina funciona ou não. Nela, milhares de pessoas recebem as doses e são acompanhadas por meses ou até por anos para saber se de fato ficam imunes à doença, e por quanto tempo essa imunidade dura. É só depois da fase III que as agências reguladoras aprovam vacinas para uso geral.

virus-1.png
 

ESTRUTURA

virus-1.png
virus-1.png

LINKS UTEIS

LINKS ÚTEIS

 
virus-2.png

RECRUTE-SE

Interessado em voluntariar-se para o Programa de Ações Contra a COVID-19?

O voluntário é um sujeito de pesquisa que, depois de informado sobre os objetivos, a metodologia e os riscos e benefícios do estudo, decide voluntariamente participar de um projeto de pesquisa. Essa atitude é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que somente é através da observação em seres humanos se pode comprovar ou não a eficácia de um tratamento ou medicamento que possa ser utilizado pela população.

É direito do sujeito de pesquisa saber se pode ou não ter benefício com o medicamento utilizado. A participação no projeto deve ser gratuita e voluntária, não podendo ser remunerada, com exceção de reembolso de gastos que o participante venha a ter pela sua participação no estudo, como transporte, por exemplo.

Uma vez que o voluntário decida participar de um estudo, após assinatura do TCLE, disponível na seção downloads deste site, não significa que o mesmo seja obrigado a participar até o final do estudo. Ele pode se retirar de um estudo no momento que quiser, sem pagamento de qualquer multa ou taxa.

Caso tenha interesse em participar do PROVID-POA, verifique se você está enquadrado em algum dos critérios de exclusão e, caso contrário, preencha o formulário de cadastro disponível no botão abaixo. A partir de setembro, a equipe técnica do IPARGS realizará a triagem e seleção dos candidatos e entrará em contato confirmando a participação e divulgando os critérios e demais orientação para a continuidade do processo.

ATENÇÃO AOS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

  • Ter apresentado o diagnóstico prévio de Covid-19 ou sintomas compatíveis com a doença nos dias anteriores à vacinação.

  • Ser gestante ou ter o desejo de engravidar durante os próximos três meses consecutivos.

  • Estar em período de amamentação.

  • Ter doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou uso de medicações que comprometam o sistema imunológico.

  • Ter participado de outro estudo clínico com administração de produto sob investigação durante os últimos seis meses.

  • Ter recebido hemoderivados por transfusão nos últimos três meses.

 
virus-3.png
logotipo_PROVID-POA.png

Instituto de Pesquisas do Rio Grande do Sul

Rua Antônio Joaquim Mesquita, 377 - Passo D'Areia

Porto Alegre/RS - CEP 91350-180

+55 51 3110.9442 / +55 51 3110.9441

Horário de Funcionamento

De Segunda à Sexta-Feira

Das 8h às 18h

logotipo_IPARGS_branco-01.png